Procedimento de matrícula para contemplados bolsa CSF de graduação
A SINTER parabeniza os estudantes da UFSC contemplados com bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, e deseja que todos tenham um excelente intercâmbio acadêmico.
As listas com os nomes dos contemplados – ainda parciais- encontram-se no site do programa:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao_result
O QUE FAZER AGORA:
Enviar ao e-mail csf@contato.ufsc.br as seguintes informações:
Nome completo:
Curso:
Número de matrícula:
Universidade de acolhida:
Data de início e fim do intercâmbio CSF:
Número da Chamada Pública de sua bolsa:
SOBRE A MATRÍCULA NA UFSC
O procedimento correto sobre matrícula é:
1) Durante o período de matrícula regular, os(as) contemplados(as) não precisam realizar matrícula;
2) Ao chegar no exterior, ainda que seja em agosto ou setembro, os(as) contemplados(as) mandam para a Coordenação CSF da UFSC ( STAE Juliana K. Ferreira) uma Prova de Chegada assinada e carimbada pela universidade de acolhida, em formato digitalizado. O próprio CSF (CAPES ou CNPq dependendo da Chamada Pública) fornece este formulário, que deve ser enviado para eles via e-mail, bastando que seja mandado com cópia para csf@contato.ufsc.br. A Prova de Chegada é o documento que oficializa o intercâmbio CSF na UFSC;
3) Os(as) alunos(as) que enviarem suas Provas de Chegada à Coordenação CSF da UFSC terão seus nomes listados num memorando enviado ao DAE , que realizará suas matriculas em Programa de Intercâmbio.
OBS: Em virtude da diferença de tempo entre o período de matrícula e o momento em que o DAE efetiva a matrícula, pode acontecer de aparecer “abandono de curso” no CAGR durante um período. Isto é corrigido assim que o DAE efetua a matrícula. Os(as) estudantes não precisam ficar preocupados(as) pois isto é uma ocorrência normal no sistema, mas facilmente corrigida.
ANTES DE PARTIR DO BRASIL
Antes de partir do Brasil, os(as) contemplados(as) precisam elaborar seus Planos de Estudos (Learning Agreements/Contrato de Estudos), que é uma listagem das disciplinas pretendidas na universidade de acolhida. Cada universidade tem seu formulário padrão, os(as) contemplados(as) são responsáveis por obtê-los com as respectivas universidades de acolhida. Neste documento deve constar a assinatura e carimbo dos(das) respectivos(as) coordenadores(as) de curso na UFSC. Caso sejam feitas modificações posteriores nestes Planos, basta que os(as) alunos(as) coletem novamente os carimbos e assinaturas da Coordenação de seus cursos, mesmo via e-mail em formato digital. Estes Planos NÃO precisam ser entregues na UFSC, mas devem ser mantidos pelos(as) estudantes até seu retorno.
AO VOLTAR PARA O BRASIL
Ao voltar, os(as) estudantes abrem um Processo de Validação de disciplinas no DAE, onde anexarão as notas obtidas, as ementas e programas das disciplinas cursadas no exterior e os Planos de Estudos. As dicsiplinas podem ser validadas como obrigatórias, optativas, complementares, etc. O importante é que as disciplinas sejam validadas, pois reconhecimento acadêmico é uma premissa do programa Ciência sem Fronteiras.